Foto: Nathália Schneider (Diário/Arquivo)
Com 79 anos de história e acolhendo, atualmente, 122 idosas, o Lar das Vovozinhas segue como uma das instituições referência no cuidado à terceira idade em Santa Maria. Agora, a entidade entra em uma nova fase de gestão, sob a presidência do advogado Lucas Saccol Meyne, que há quatro anos atua como voluntário na área jurídica e assumiu o comando do Lar para o biênio 2025-2027.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Em entrevista ao programa Bom Dia, Cidade, da Rádio CDN 93.5 FM, Meyne falou sobre os principais desafios à frente do lar e também relembrou a importância da comunidade para a sobrevivência do projeto:
— É uma instituição muito grande e complexa, com orçamento limitado e despesas elevadas. Por acolher idosas em situação de vulnerabilidade, a maioria delas não tem condições financeiras de contribuir. Então, dependemos de forma permanente da ajuda da comunidade — diz o presidente.
Referência no país
Segundo o presidente, o Lar das Vovozinhas é uma das maiores instituições do Brasil voltadas ao público feminino idoso. O espaço localizado na Avenida Hélvio Basso funciona no sistema de entidade filantrópica de longa permanência, voltada ao acolhimento de idosas sem vínculo familiar ou em situação de abandono. Muitas delas chegam encaminhadas por órgãos públicos, como o Ministério Público ou a rede de assistência social do município.
Das 122 mulheres que vivem lá, 32 são totalmente dependentes e outras 27 têm algum grau de dependência parcial, o que exige uma estrutura contínua de cuidados.
E para que o trabalho seja feito, o lar conta com uma equipe de aproximadamente 140 funcionários, que atuam nas áreas de saúde, nutrição, limpeza, manutenção e administração. As atividades são ininterruptas, realizadas 24 horas por dia, sete dias por semana.
Mensalmente, a instituição utiliza 1,7 mil litros de leite, 600kg de carne e cerca de uma tonelada de frutas e legumes, de acordo com Meyne. Além disso, há custos fixos com energia elétrica, medicamentos, materiais de higiene, manutenção predial e folha de pagamento.
— Nós oferecemos dignidade. Cada vovó que chega aqui traz uma história, muitas vezes de dor, solidão e perda. O que o lar oferece é a chance de recomeçar, de ter atenção e carinho. E isso exige o envolvimento de todos: funcionários, voluntários e comunidade.
Ainda segundo Meyne, um dos principais objetivos da gestão é fortalecer a transparência com a comunidade. Atualmente, o lar conta com uma auditoria independente, responsável por revisar e validar todos os atos administrativos e financeiros.
— Hoje, qualquer pessoa pode entrar no site do lar e ver todos os valores arrecadados e destinados, como se fosse o portal da prefeitura. Queremos que a sociedade tenha segurança ao colaborar. Quem doa pode acompanhar como o recurso está sendo aplicado - reforça.
Além disso, o lar tem buscado parcerias com universidades, empresas privadas e organizações civis. A Universidade Franciscana (UFN), por exemplo, mantém projetos permanentes nas áreas de fisioterapia, nutrição e psicologia, que complementam o atendimento prestado às moradoras.
Como a comunidade pode colaborar
O Lar das Vovozinhas oferece diferentes formas para que pessoas físicas e jurídicas contribuam com a manutenção das atividades. Além do Pix (CNPJ 95.623.617/0001-70), é possível realizar a adesão ao programa Nota Fiscal Gaúcha, em que o contribuinte cadastra o CPF e escolhe o lar como instituição beneficiada, gerando repasses automáticos. Outra opção é o Imposto Solidário, que permite destinar parte do Imposto de Renda devido a entidades assistenciais do município.
— Santa Maria tem um potencial enorme de arrecadação por meio do Imposto de Renda (IR). Esse é um dinheiro que pode ficar na cidade, ajudando a manter empregos e garantindo assistência a quem mais precisa.
Também é possível fazer doações diretas pelo site da instituição, com opção de pagamento online, ou entregas presenciais na sede da instituição. Os itens mais necessários são leite, arroz, carne e mantimentos básicos, além de produtos de higiene e limpeza.
Além das doações materiais e financeiras, o lar também incentiva a participação presencial da comunidade:
— Convidamos toda a sociedade de Santa Maria a conhecer o lar. Aqueles que já estiveram aqui, retornem para ver a diferença. Os que não conheçam, por favor, façam isso, seja através das redes sociais, através do nosso portal virtual ou presencialmente aqui na instituição. As vovós vão ficar muito felizes de receber a visita, e nós também, nossas portas estão sempre aberta.
Lar das Vovozinhas de Santa Maria
- Endereço: Avenida Hélvio Basso, n° 1250. CEP: 97070-805
- Redes sociais: Instagram e Facebook
- Contato: (55) 98174-0533 (55) e 2103-2626
- Pix para doações: CNPJ 95.623.617/0001-70